Opinião e dicas para o Street Fighter IV

Publicada por SIDSIDSID On 18:12

Opinião e dicas de M4ntr0x

Ok, vou falar de vários aspectos que fazem com que o SF4 seja um jogo distinto dos restantes e também de como funcionam as mecânicas básicas do jogo. Se me prolongar muito, depois logo compilo a informação à medida que fizer novos posts.

Bem vindos ao SF4! Este jogo maravilhoso do qual temos estado a disfrutar, resulta de um cruzamento refinado de várias mecânicas presentes em titulos antigos e a inclusão de uma mecânica nova o "focus Attack" (FA).

No SF4 volta a estar presente o aspecto que simplesmente definia o clássico SFII que é o chamado "Zoning"(controlar espaço).
Apesar do zoning estar presente em todos os titulos da série, o SFII foi o jogo em que esta caracteristica tinha maior importancia dado que se não soubesse-mos quando saltar, defender ou atacar, as consequencias eram muito mais graves que em qualquer SF. Apesar de não parecer ser o caso com SF4, quando se joga ao mais alto nivel existem várias formas de castigar um simples DP falhado com um ataque combinado com um ultra que pode resultar em perdas de hitpoints na ronda dos 60% a 80%.

Outra caracteristica que SF4 herdou dos seus antecessores, nomeadamente Street fighter 3, foram os "EX Attacks"(Ex's). Os Ex's são simplesmente versões melhoradas dos special moves de cada personagem que para serem executados basta que em vez de usar um botão para fazer o special move, se use dois botões da mesma categoria(dois murros ou dois pontapés, nunca misturado).
Cada Ex executado consome uma barra pequena, da Barra de super.
O que realmente é importante nos Ex's é que ao fazer uma versão Ex de um move, isso vai alterar as propriedades do mesmo. Como por exemplo, se eu fizer um Spiral Arrow com a cammy, ela roda em direcção ao adversário atingindo-o em baixo, salvo se o adversário mandar uma fireball que interrompe e atinge a cammy. Se eu executar a versão Ex do spiral arrow esta ignora qualquer projectil lançado durante o voo até ao adversário, o que torna este move muito mais útil. Existem como é óbvio alguns Ex's muito mais uteis que outros sendo este apenas um exemplo.

Também está presente no SF4 uma pequena caracteristica que faz muita diferença na dinâmica do jogo, vinda novamente do Street fighter 3.
O dash. Para executar um dash basta carregar duas vezes seguidas na direcção em que queremos mover a personagem, estando esta limitada a fazelo no plano horizontal e sempre no chão.
Dash, é basicamente uma maneira de encurtar a distancia entre os oponentes, duma maneira relativamente segura(sem ter que saltar), mas que também pode ser utilizada para enganar o adversário em termos de distancia.
Como por exemplo podemos estar mesmo junto ao adversário quando ele se vai levantar(wakeup) e faze-lo pensar que vamos atacar, o que faz com que ele tente contra-atacar,falhando. Ficando ele aberto para ser novamente deitado ao chão.

Finalmente temos a mecânica que define e distingue SF4, o Focus Attack!
Um FA pode ser executado de várias formas, e ser usado de outras tantas(algumas por descobrir.. quem sabe).
Existem 3 niveis de FA:

-Nivel 1- Simplesmente carregar e libertar(tap) MK e MP.
Este FA é um ataque normal que tem como propriedade a capacidade de absorver 1 hit.
Um dos usos que se pode dar ao mesmo é fazer o vosso adversário pensar que vão carregar um FA e faze-lo avançar para um throw; assim que ele avança é atingido.

-Nivel 2- Carregar em MK e MP, até ao vosso personagem brilhar.
Este FA, como demora um pouco mais a carregar, tem uma propriedade muito vantajosa que é o facto de deixar o adversário em "Crumple State"(desmaio) ficando o mesmo aberto a um combo super ou até Ultra.

-Nivel 3- Carregar em MK e MP, e deixar pressionado até ao vosso personagem terminar a animação.
Este FA como é muito demorado é algo vulnerável a contra-ataque, mas, tem mais uma caracteristica que o torna muito bom, que é o facto de ser indefensavel. Ou seja, se o adversário estiver à distancia correcta, mesmo que tente defender o FA, irá ser atingido e entrará em desmaio, ficando aberto a combos, ultras etc.

Para além destes 3 niveis do FA, o mesmo possui ainda mais uma caracteristica, digamos, escondida, que é a possibilidade de cancelar o FA fazendo dash. Basta parra isso carregar e segurar o FA, carregar -> -> (dash) e largar.
O que pode ser usado de várias maneiras. A mais óbvia é executar um FA e por conseguinte ludibriar o adversário a pensar que vamos termina-lo. Mas como entretanto já fizemos dash podemos prontamente castigar qualquer tentativa de fuga ou contra-ataque.

Outra intricacia um pouco mais dificil de assimilar, é o Ex FA. este pode ser usado para fazer combos devastadores. Este tipo de combinações chama-se "Focus Attack Dash Cancel"(FADC).
Para executar um FADC com, por exemplo, um DP do ryu seguido de ultra, procede-se da seguine maneira:

- Executar o DP, assim que o vosso dedo carrega no botão de soco deve ser acompanhado logo em seguida por outro dedo carregando no botão de pontapé, o que inicia o Ex FA e pára a animação do DP.

- Rápidamente, e sem largar os botões, fazer um dash.

- Finalmente introduzir os inputs para o ultra.

Deste modo o adversário leva com um DP e logo em seguida ultra, sem qualquer posibilidade de resposta. Tenham sempre em mente que fazer um Ex FA consome não uma, mas duas barras pequenas da barra de super.

Legenda:

-DP - Shoryuken, Dragon Punch.
-MK - Medium kick.
-MP - Medium punch.
-FA - Focus Attack.
-FADC - Focus Attack Dash Cancel.


em: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=338676&page=43

FAQ e mais dicas:
http://faqs.ign.com/articles/958/958363p1.html

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